A 31ª CASACOR Brasília reserva experiências únicas nesta edição, entre 1º de setembro a 5 de novembro, na Arena BRB Mané Garrincha, mesmo local que abrigou a mostra no ano passado, mas que em 2023 apresenta acessos e áreas inéditos. Onze espaços abertos ao público são um convite à mostra, totalmente reconfigurada para receber o visitante.
Com uma área de 6 mil m², o evento ocupa dois pavimentos do maior estádio do país. São 49 ambientes erguidos entre as duzentas e oitenta e nove colunas de 36 metros de altura que circundam o estádio. Espaços com vista para o campo de futebol, para o Eixo Monumental e para a icônica Torre de TV, no Plano Piloto de Brasília.
Assinados por 82 profissionais, entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas, os ambientes, inspirados em Corpo & Morada, tema nacional da mostra de 2023 – que vê a casa como uma extensão do nosso corpo, o lar como ambiente fundamental para a saúde integral – revelam tendências e a identidade do morador, a partir do olhar do profissional.
O elenco de 2023 conta, mais uma vez, com os renomados arquitetos e urbanistas Walléria Teixeira e Ney Lima, com 26 anos de mostra, e o escritório Alf Arquitetura, composto por André Alf e Marina Lage, que acumula 28 edições. Entre os nomes consagrados, também, Hélio Albuquerque e Miguel Gustavo, com 20 participações.
Cleber Depieri, agora com o filho Arthur Depieri, é também assíduo da CASACOR Brasília, onde iniciou as participações em 2000. Leo Romano, Larissa Dias, Cybele Barbosa acumulam mais de 10 participações. Enquanto André Brandão, Gabi Bello e Márcia Varizo, da Plano Studio, e Karla Amaral vão para a décima.
Depois de um hiato de 13 anos, Matheus Seco, Henrique Coutinho e Daniel Mangabeira, da Bloco Arquitetos, escritório que tem um forte trabalho de preservação da arquitetura da capital do país, retornam à CASACOR Brasília. A edição deste ano traz, também, o retorno de Giovanini Lettieri e Dora Lettieri, agora com o reforço de Daniela Bessa e Enrico Lettieri.
Renata Ciccarini; Daniele Franco; Flávia Nasr; Amanda Saback e Ana Luiza Veloso (Traama Arquitetura); a dupla Isabella Souza e Carla Monza (Orla Arquitetura); Monica Pinto, Arnaldo Pinho e Isabel Veiga (Maai Arquitetura Integrada); Gabriella Chiarelli e Mariana Bastos (LezArquitetura); Studio Tivi; Vivian Maia; Cali Arquitetura (Olivia Campos e Caroline Nogueira); Olzi Arquitetura (Ana Zinato e Juliana Oliveira); Joyce França e Marcelo Motta; Julyanne Alves; Luciana Câmara e Adriana Melo; e Renata Vieira, Laísa Figueiredo e Juliana Velloso (Studio Arch+) voltam em 2023. Pela terceira vez consecutiva estão Maria Araujo/ AngelaFeitoza; Orestes Blanco, Rosa Maranini; e Matheus Silva Alves.
A mostra ainda vai revelar o talento do trio Tharla Stambassi, Plínio Barros e Sophia Rabelo (Babel Arquitetura); de Camila Jordão; de Mariana Zuhause; da dupla Luciano Macedo e Vinicius Resende (Três Arquitetura); de Flávia Cristina; de Daiana Pontes; do duo Ricardo Secunho e Yasodhara Chaibub; de Lucas Oliveira; de Thaís Caixeta; de Jota Pacini; da dupla Victor Grimaldi e Marina Chaves; de Stefanie Martins e Débora Bardales(Patropi); e de Carolina Mesquita e Maria Paula Leite (Studio Vírgula).