Apoiadora do movimento body positive (positividade corporal, em tradução do inglês), uma influenciadora argentina decidiu parar de se depilar e mostrar o processo nas redes sociais. Em seu perfil no TikTok, Martina Díaz exibe, orgulhosamente, o shape com excesso de pelos em diversas filmagens. A atitude da jovem viralizou na internet e rendeu muitos comentários.
Martina tem uma síndrome que acelera o crescimento dos pelos em todo o corpo, incluindo o rosto. A condição a incentivou a parar de se depilar. A história da influencer foi relatada pelo jornal espanhol La Vanguardia.
“Há um ano, percebi que não queria mais fazer o buço. Comecei a entender tudo o que sofri com os pelos e a me perguntar o que aconteceria se os deixasse em paz. Chocou-me algo exatamente igual ser tão condenado nas mulheres e tão aceito nos homens”, desabafou.
A argentina ainda confessou o desejo de fugir do padrão imposto pela sociedade em relação à depilação feminina. “Comecei a me depilar periodicamente. Depois, eu apareci nas redes sociais e conheci muitas pessoas que me inspiraram. Elas me contaram sobre as suas experiências e eu disse: ‘Não, isso tem que mudar’”.
Em um dos vídeos de Martina, ela mostra que é a única do grupo de amigas que não se depila. A publicação repercutiu de forma negativa e alcançou mais de 44 milhões de visualizações, além de 700 mil curtidas.
Internautas reagem com ironia às postagens da influenciadora
Depois de compartilhar os vídeos, uma grande multidão de comentários vem à tona. Há internautas que demonstram todo o apoio a Martina, bem como pessoas que não entendem a decisão da jovem. “Martina ou Martín?”, escreveu um perfil. Já outro disse: “Isso é excesso de testosterona”. Um terceiro acrescentou: “Roberto”.
Recentemente, a influenciadora esclareceu: “Não tomo hormônios. Eu tenho pelos, como a maioria dos humanos.”