O feriado prolongado que une a Semana Santa e o aniversário de 65 anos de Brasília, celebrado em 21 de abril, traz alterações no funcionamento de diversos serviços públicos no Distrito Federal. Entre os dias 17 (quinta-feira) e 21 (segunda-feira), a população contará com transporte público gratuito, conforme o programa “Vai de Graça”, além de uma programação cultural diversificada.
Transporte Público:
Durante todo o período, ônibus e metrô operarão gratuitamente. Na quinta-feira (17), os ônibus seguirão os horários habituais de dias úteis. Na sexta-feira (18), domingo (20) e segunda-feira (21), adotarão a tabela de domingos e feriados. No sábado (19), manterão os horários regulares. Linhas especiais serão ativadas para atender aos eventos no Morro da Capelinha e na Esplanada dos Ministérios. O metrô funcionará das 5h30 às 23h30 na quinta, sábado e terça-feira; das 7h às 19h na sexta-feira; e das 9h às 23h30 no domingo e segunda-feira.
Saúde:
As emergências dos hospitais regionais, UPAs e o Samu (telefone 192) funcionarão 24 horas. As UBSs, ambulatórios e policlínicas estarão fechados de quinta a segunda-feira, retomando as atividades na terça-feira (22). A vacinação será suspensa durante o feriado, retornando também na terça. O Hemocentro de Brasília atenderá normalmente na quinta e sábado, das 7h15 às 18h, permanecendo fechado na sexta, domingo e segunda-feira.
Segurança:
A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil manterão atendimento ininterrupto. As delegacias funcionarão em regime de plantão, e os serviços de emergência estarão disponíveis pelos números 190 e 193.
Assistência Social:
Os restaurantes comunitários de Arniqueira, Brazlândia, Gama, Itapoã, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, São Sebastião, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia Expansão, Sobradinho e Varjão funcionarão de quinta a segunda-feira. As unidades de Ceilândia, Estrutural e Sol Nascente abrirão apenas na quinta e sábado. Santa Maria, Samambaia e Paranoá estarão fechadas para manutenção. A Central de Vagas, UPS 24h e Unidade de Acolhimento operarão normalmente. Os Cras, Creas e Cecon estarão fechados, enquanto o Centro Pop funcionará das 7h30 às 17h.
Educação:
As escolas públicas e creches não terão expediente na sexta e segunda-feira. Na quinta-feira, o ponto facultativo permite que cada instituição decida sobre o funcionamento, com reposição prevista no calendário escolar.
Lazer e Cultura:
O Zoológico de Brasília estará aberto diariamente, das 8h às 16h, com entrada gratuita. O Jardim Botânico funcionará de quinta a domingo, das 9h às 17h, fechando na segunda para manutenção. O Planetário de Brasília abrirá de sexta a domingo, das 7h30 às 19h, com sessões em horários específicos. O mirante da Torre de TV estará acessível de sexta a segunda, das 9h às 18h45. A Casa de Chá funcionará de sexta a segunda, das 10h30 às 19h30.
Eventos Culturais:
A Esplanada dos Ministérios será palco de shows gratuitos de artistas como Wesley Safadão, Léo Santana, Fagner, Mari Fernandez, Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Menos É Mais, BenzaDeus e Zé Neto & Cristiano. A programação inclui ainda exposições, encenações religiosas, cinema e apresentações da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.
Outros Serviços:
As agências do trabalhador, unidades do Na Hora e Procon estarão fechadas durante o feriado. A Caesb não terá atendimento presencial nos dias 17, 18 e 21, mas manterá equipes de operação e manutenção em atividade. A Neoenergia Brasília fechará as lojas de atendimento na sexta e segunda-feira, funcionando normalmente no sábado. O SLU operará normalmente, exceto no domingo, com reforço na limpeza durante os eventos na Esplanada.
Para mais detalhes sobre o funcionamento dos serviços durante o feriado, acesse o site da Agência Brasília.